O que é um novo convertido? O novo convertido é um nenê. Na acepção da palavra é um recém-nascido. Necessita de atenção especial até atingir a maturidade espiritual. Alimenta-se com leite, que são as noções básicas do cristianismo, até reunir condições para ingerir comida sólida, ou seja, atingir o crescimento espiritual. Ele deve ser alicerçado na palavra de Deus pela raiz. É como acontece com as plantas. Se observarmos atentamente, veremos que a semente, semeada na terra, desenvolve-se primeiramente, ficando as suas raízes no solo.

A partir daí inicia-se o crescimento alicerçada da terra. O recém-nascido deve ser tratado como uma planta, mas ao invés de ficar-se na terra, será alicerçada na palavra de Deus de maneira que sua raiz esteja tão profunda que satanás não possa arranca-lo, levando-o de um lado para o outro como uma folha ao vento. O novo convertido deve aprender não somente a meditar na palavra de Deus, mas também praticá-la. Se for perseverante será comparado ao comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia.

Assim, o novo convertido deverá aprender 3 coisas fundamentais para o seu caminhar na vida cristã:

1 – Ao receber o Senhor jesus Cristo como o Senhor salvador da sua vida, você se tornou filho de Deus e, assim, a presença do Espírito Santo veio habitar contigo no corpo. Ele é muito especial. A sua finalidade será ensiná-lo a agradas a Deus em todos os sentidos, seja na área espiritual, emocional, material ou financeira. Ele é o seu companheiro, amigo e consolador. Diante de todas as tribulações e dificuldade que satanás colocará em seu caminho, ele o tornará vencedor em Jesus Cristo. Quanto maior a sua comunhão com ele, mais você aprenderá sobre o amor de Deus Pai pelos sus filhos e a grandeza do Senhor Jesus Cristo no céu, na terra e debaixo da terra.

Por isso é muito importante ensinar desde a sua conversão os novos convertidos sobre a pessoa do Espírito Santo e as dificuldades que ele encontrará para continuar firme nos caminhos do senhor. Sabemos que as dificuldades poderão influenciar a sua caminhada, pois ao aceitar o Senhor Jesus Cristo, imagina que todos os seus problemas serão resolvidos instantaneamente, sem precisar lutar. Não entende que se tornou um guerreiro e um inimigo natural de satanás. Vive uma realidade diferente da bíblia sagrada, precisando ser orientado passo a passo.

Romano 12:

1 – Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus que apresentais os vosso a corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2 – E não vos, conformeis a este mudo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e prefeita a vontade Deus.

O espírito santo o ensinará a manter a palavra de Deus em sua mente e o seu comportamento será espiritual, pois buscará as coisas celestiais e não naturais. Entretanto mesmo sendo um cristã se a mente estiver cheia de coisas mundanas, o seu comportamento será carnal (Gálatas 5:16 a 26).

Assim é de suma importância praticar a palavra de Deus, buscando a sua vontade e consequentemente a santificação. Descobrirá que tudo isso significa batismo. Que na bíblia é sempre figura de morte e ressureição. Ele deve ser preparado para entrar nas águas, e também para participar da ceia do Senhor, que significa a reunião dos vitoriosos diante do Senhor e Salvador Jesus Cristo. O Texto de João 6 diz:

53 – Disse-lhes Jesus: em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmas.

54 – Quem come a minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
significa que não podemos considerar apenas uma das expiações de Jesus na Cruz do Calvário, mas as duas. Viver uma vida vitoriosa sobre o pecado e a enfermidade, do contrário os benefícios outorgados na Cruz do Calvário não serão completos em sua vida, e ao invés de trazer bênçãos, acarretarão maldição, pois sem entendimento participa da ceia do senhor.

I Coríntios 11:

17 – Nisto, porém que vou dizer-vos não vos louvo, porquanto vos ajuntais, não para melhor, mas para pior.

18 – Porque, antes de tudo, ouço que quando vos ajuntais na igreja há entre vós dissensões, e em parte creio

19 – E até importa que haja entre vós facções, para que os aprovados se tornem manifestos entre vós.

20 – Se sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.

21 – Porque quando comeis, cada toma antes de outrem a sua própria ceia, e assim um fica com fome e outro se embriaga.

22 – Não tendes porventura casa onde comer e beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Quem vos darei? Louvar-vos-ei? Nisto não vós louvo.

23 – Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão.

24 – Havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vos, fazei isso em memória de mim.

25 – Semelhantemente também, depois de ceiar, tomou o cálice dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue, fazei isto todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

26 – Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.

27 – De modo que qualquer que comer do pão e beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor

28 – Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice.

29 – Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor.

30 – Por causa disso há entre vos vários fracos e enfermos, muitos que dormem.

31 – Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmo, não seriámos julgados.

32 – Quando, porém, somo julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo.

33 – Portando meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperais uns pelos outros.

34 – Se algum tiver fome, coma em casa, a fim de que não vos reunais para condenação vossa. E as demais coisas eu as ordenarei quando for ter convosco.

A cruz representa a vitória de Cristo sobre o pecado, a morte, a doença, satanás e seus demónios. Jesus ressuscitou ao terceiro dia, triunfando sobre as potestades das trevas. Demonstrou com sua atitude que podemos vencer todos os obstáculos que surgirem, desde que façamos com ele, renunciando tudo que nos impede de manter a comunhão com Deus e cumprir a sua obra na Terra.

MARCO 8:
34 – E chamado a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

35 – Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por amor a mim e do evangelho, salvá-la-á

Tomar a sua cruz a cada dia, não é apenas aceitar Jesus como o Senhor e Salvador, mas crer na veracidade do evangelho, assumindo o compromisso de segui-lo com abnegação. Se você quiser viver aqui para o seu próprio prazer e felicidade ao invés de viver para fazer a vontade de Deus e seguindo os seus princípios acabará no engano e perdição. Cada dia é preciso considerar a resolução de negar se a si mesmo, ou viver para os seus próprios desejos egoístas. Esta escolha determinará nosso destino certo. O que nos impede de manter uma vida rea perante Deus é justamente o pecado.
A morte expiatória de Cristo removeu a barreira do pecado e abriu um caminho para a volta do pecador a Deus. O sangue derramado de Jesus na Cruz do Calvário nos purifica do pecado.
Resumindo, a Cruz do calvário significa a vitória do Senhor Jesus Cristo sobre o pecado e a doença. O Cristo não pode esquecer que Jesus operou duas expiações na Cruz. A maioria entende a primeira, a remissão dos pecados, mas as curas de enfermidades não conseguem compreender. A observação é tão importante que Jesus relata em:

JOÃO 6:

53 – Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vôs mesmos.
O corpo (homem exterior) é o veículo de locomoção do espirito santos para levar as bênçãos de Deus aos necessitados. Se o corpo estiver enfermo e impossibilitado de cumprir a obra de Deus, não poderá realizar a sua vontade. Se o Senhor Cristo não tivesse sido devido e pelas suas feridas levado as nossas enfermidades não adiantaria apenas a remissão do pecado, pois bastaria satanás tocar em nosso corpo, trazendo as enfermidades e a sua obra estaria prejudicada. Com o seu sacrifício satanás não apenas perdeu a sua influ~encia sobre o espírito e a alma do homem, mas também, graças a Deus. Sobre o seu corpo.

ISAÍAS 53:

4 – Verdadeiramente ele tomou sobre a si a nossa enfermidade e carregou com as nossas dores, e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

5 – Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa da nossa iniquidade, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Quando cristãos estão em situação de miséria, enfermos, impossibilitados de realizar a obra de Deus pela falta de conhecimento da 3ª pessoa da trindade, somente o Espírito Santo poderá levar o cristão a ser um homem espiritual, vencendo todas as tribulações e provações do dia – a – dia, glorificando o nosso Deus e trazendo vidas para Cristo. Vidas que permanecem no Evangelho, colaborando com os seus pastores e ajudando a obra de Deus a prosperar em todos os lugares até aos confins da Terra.

2 – O espírito Santo lhe ajudará a amar a verdade, ou seja, a palavra de Deus para que ao obedecê-la a você seja próspero em todas as situações (salmos 1:1 a 3). Mas, não apenas isso. Nos últimos tempos muitos esfriarão da fé dando ouvidos a espíritos enganadores (II Tessalonicenses 2:10) não conseguirão resistir as pecaminosidade do tempo vindouro. Como conhecedor da palavra de Deus, por intermédio do Espírito Santo. Você não será facilmente levado de um lado para o outro, como uma olha ao vento.

3 – E finalmente, o conhecimento da palavra e a comunhão com os Espírito Santo o ajudará a combater a Nova Era dentro da igreja, discernindo a atuação dos espíritos enganadores que procuram imitar a sua manifestação não apenas nos sinais e dons espirituais, mas principalmente na revelação do pecado.

4 – Nós, do Holy Spirit Learning Institute, estamos contentes em tê-lo como aluno do nosso curso de novos convertidos por correspondência e cd. Saiba que estamos orando por você, mas existem algumas condições para que você tenha êxito no curso: perseverança, coragem, intrepidez e principalmente fé.