HSLI - HOLY SPIRIT LEARNING INSTITUTE

Aulas Estudo da Bíblia HSLI

CONHEÇA UMA AULA DO HSLI

Curso ” O Homem Espiritual e o Movimento Nova Era”
Aula 3
Primeiro Nível (Apostila I, Páginas 7, 8 e 9)
“O HOMEM ESPIRITUAL E AS TRIBULAÇÕES E PROVAÇÕES DO DIA-A-DIA”

HOMEM E MULHER ESPIRITUAL

É aquele(a) que se desenvolveu nas condições divinas inclusive para enfrentar o Movimento Nova Era e suas influências na igreja, na sociedade, na política e na economia. Seu espírito conquistou o domínio sobre os seus processos intelectuais (alma) e seus sentidos físicos (corpo). Deus o governa através da Palavra. As suas características são:

A-) ESTIMAR EM POUCO AS COISAS DA TERRA
(HB 11:24 A 26)

Os homens carnais (nenês espirituais) ficam mais preocupados com as coisas naturais do que com coisas espirituais. Sempre há um impedimento carnal para realizar a obra espiritual de Deus. O homem espiritual é aquele que assume a responsabilidade de dirigir a obra de Deus, renunciando a todos os privilégios para cumpri-la.

B-) INCENSÍVEL AO LOUVOR E AS CRÍTICAS

O homem carnal (nenês espirituais) estão mais preocupados com o que os outros pensam a seu respeito e não o que Deus pensa. Desconhece os seus direitos, e privilégios em Cristo Jesus. É um menino inconstante, andando de um lugar para o outro. O homem espiritual não se preocupa com o que os outros pensam, mas com o que Deus fala e pratica diariamente o amor, andando com Cristo.

C-) POSSUI A CAPACIDADE DE RECONHECER DEUS OPERANDO

O homem espiritual conhece a palavra de Deus e sabe que ele está operando mesmo em circunstâncias adversas, como na vida de José. O homem carnal (nenê espiritual) quando surgem problemas, pensa que foi desamparado por Deus, assim, abandona a obra e foge. Não possui responsabilidade, não tem alicerce na sua palavra.
O homem espiritual sabe que a palavra de Deus é o seu guia para vencer todas as provações, tribulações e as tempestades que se erguerem contra a sua vida. O Senhor Jesus Cristo ensinava que não devíamos apenas ouvir a palavra de Deus, mas praticá-la em nosso dia-a-dia, diante das situações que forem surgindo.

Mateus 7:
24-Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.
25-E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. 26-mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática,será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
27-E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com Ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

Muitos cristãos não conseguem resistir diante das tribulações e Provações porque não atingiram o crescimento espiritual necessário pelos seguintes motivos:

1-) DESCONHECIMENTO DO AMOR DE DEUS PAI PELOS FILHOS E A MANIFESTAÇÃO DOS FRUTOS DO ESPÍRITO.

Mateus 6:
25-Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26-Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai Celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
27-Ora,qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado a sua estatura?
28-E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam:
29-contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
30-Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
31-Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
32-(Pois a todas estas coisas os gentios procuram) porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
33-Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34-Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

O pai celestial sabe que precisamos dessas coisas. Nada, portanto, de preocupação, ansiedade. Se ele é o nosso Pai podemos ter certeza que ele desempenhará o papel de pai, que agirá como Pai. Ele nos ama e cuida de nós. O homem espiritual tem plena consciência, não vive duvidando, dizendo será que Deus me ama ou não. Não esquece que Deus é amor e quando nós os filhos andamos em amor, confiando na sua palavra, andamos em sua dimensão espiritual, porque ele é amor. A sua própria natureza o obriga a cuidar de nós, a proteger-nos e a abrigar-nos.Se amamos, cumprimos os mandamentos do Senhor, pois o cumprimento da lei é o amor ( romanos 13:10). O homem Espiritual prática o amor de Deus que é justamente aquele que não se interessa por aquilo que pode obter, mas por aquilo que pode dar. Vale dizer não prevalece em sua vida o famoso “EU”. Eu não vou aceitar aquilo, qual vantagem posso tirar para mim. Infelizmente muitos cristãos não possuem um relacionamento de amor como filhos de Deus, mas como escravos, esperando uma recompensa pelos seus atos, e quando isto não acontece o abandonam. Assim é o relacionamento humano a base de troca. Esquecemos que ele entregou o seu único filho por amor a nós. Este é o amor verdadeiro, espontâneo.
Não sendo encontrado em qualquer lugar, mas derramado pelo Espírito Santo em nossos corações. Sabendo e vivendo este amor, o homem espiritual passará por tribulações e provações conquistando além do amor e da paciência os outros frutos do Espírito. O cultivo da paciência, por exemplo, além de produzir resistência nos capacitará diante das adversidades a conhecermos a grande fidelidade de Deus para conosco em cada situação e aos poucos vamos aprendendo a  realidade da afirmação de Paulo em

Filipenses 2:
13-)“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”.
A Ideia de satanás é provocar o medo, deixar-nos irritados, apavorados, amedrontados diante das situações para que pensemos que Deus nos abandonou, mas pelo contrário devemos nos regozijarmos diante dos problemas que surgirem.

Tiago 01:
1
-Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da dispersão, saúde.
2-Meus irmãos, tende por motivos de grande gozo o passardes por várias provações,
3-sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;
4-e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma,
5-ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe à dada.
6-peça-a porém. Com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante  a onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.
7-Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.

VEJAM O QUE DIZ O SALMO 34: 

19- “Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra”.
Esta é a confiança do homem espiritual, o Senhor o protege de todo o mal, e o ajuda a vencer às tribulações e provações que surgirem, pois todas coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus.

Romanos 8:
28- E Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
“Não é fácil mas o homem espiritual sabe que se perseverar, fazendo a vontade de Deus, alcançará a promessa. 

Hebreus 10:
36- Porque necessitais perseverança para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.

HSLI - HOLY SPIRIT LEARNING INSTITUTE

“Nessa época muitos vão abandonar a sua fé e vão trair e odiar uns aos outros. Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente. A maldade vai espalhar tanto que o amor de muitos esfriará, mas quem ficar firme até o fim será salvo. Mateus 24:10-13”