A liderança da igreja do Senhor Jesus Cristo é um assunto muito sério que envolve uma responsabilidade enorme, pois fomos escolhidos para apascentar e conduzir o rebanho como bons pastores. Isto significa sacrificar-se e, se necessário, morrer pelas ovelhas. Requer vigilância constante para que o rebanho não seja contaminado pelos costumes do mundo. Hoje, o modernismo exagerado e os estudos antibíblicos são uma constante em nosso meio. O avanço do pecado, conduzido pelo movimento nova era, tem como objetivo principal descaracterizar a igreja do Senhor Jesus Cristo para unificá-la com outras religiões, com base no seguinte pensamento: Todos os caminhos levam a Deus. Deus é tudo. Ele é uma energia, uma consciência universal, onde todos, mesmo seguindo por caminhos diferentes chegaremos ao mesmo lugar. Então, porque ficarmos separados, devemos ficar juntos, unidos, unificados. A Nova Era planejou muito bem a sua estratégia, pois a sua ideia é neutralizar a igreja do Senhor Jesus Cristo, com a presença dos espíritos enganadores, que trazem os estudos antíbiblicos e o modernismo exagerado, assim, a cada dia, ela perde o seu traço característico, que a distinguia das religiões, que é a manifestação autêntica do Espírito Santo, glorificando o nome do Senhor Jesus Cristo com curas, libertações e principalmente, revelando ao mundo e ao povo cristão, o pecado, mantendo o povo santo e reto diante de Deus. O Espírito Santo, que é o senhorio das igrejas, não é mais respeitado, pois inúmeras manifestações sobrenaturais dentro da igreja, não são divinas, mas diabólicas e todos aplaudem e dizem: Glórias a Deus, sem perceber que estão adorando a demônios. A Bíblia diz que nos últimos tempos, muitos apostatariam da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios (I Timóteo 4: 1 a 5), pois deixarão de amar a verdade, ou seja, ficarão mais impressionados com as manifestações sobrenaturais e esquecerão as advertências de Jesus sobre os falsos mestres e profetas (II Tessalonicenses 2: 10 e II Pedro 2: 1 a 20).

Não buscarão a palavra divina para confirmar se aquelas palavras ou manifestações são divinas ou diabólicas. Com esta estratégia, o inimigo está conseguindo a cada dia tornar o cristianismo sem um mínimo de atrativo, sem nenhum traço diferenciador, pois até os escândalos nos jornais e nas televisões se tornaram naturais. O avanço da Nova Era se propaga em todos os segmentos na sociedade e principalmente na igreja, onde as doenças se multiplicam, o desemprego cresce, os casamentos se extinguem, a desobediência avança de forma paulatina; o povo não é abençoado e saem da igreja em busca da solução para os seus problemas e ficam peregrinando de um lugar para outro, sem um rumo definido. O crescimento da igreja depende do poder do Espírito Santo em comunhão com todo o povo, mas principalmente com a liderança. Ela é justamente o ponto principal da manutenção e crescimento da igreja. É o alvo predileto do inimigo para destruir a sua estrutura. Os membros se espelham e seguem o que os líderes ensinam no púlpito e vivem no seu dia a dia a palavra de Deus. Admito que muitos membros, não são abençoados, pela falta de exercício da fé e práticas reiteradas de pecado, mas, na maior parte dos casos, a responsabilidade está na liderança do rebanho. Muitos não estão preparados adequadamente para o exercício deste importante cargo e não conseguem conduzir o rebanho de forma correta e, em comunhão com o Espírito Santo. Por exemplo, uma vida de oração, jejum, santificação, conhecimento da palavra de Deus, comunhão com o Espírito Santo e pregar aquilo que vive são imprescindíveis para levar o povo não apenas a receber as bênçãos divinas, mas conhecer o Senhor Jesus Cristo. Não se pode ensinar o povo apenas a receber bênçãos, mas a viver uma vida cristã, pois o evangelho sem o poder do Espírito Santo é idêntico ás outras religiões. Hoje, quantas igrejas estão dominadas pelo pecado, impedindo o Espírito Santo de agir e se contentam com as manifestações grotescas do inimigo, imitando o poder do Espírito Santo. Batem palmas, aplaudem e dizem: glórias a Deus.

Na igreja ou opera o Deus, Espírito Santo ou os espíritos enganadores. Cabe á liderança distinguir o joio do trigo, escolhendo as pessoas para exercer esta condição, buscando primeiramente saber a vontade de Deus e depois treiná-la adequadamente para exercer a função. Não se pode colocar uma pessoa na liderança se é visível que não foi liberta e sujeita a possessões demoníacas, por exemplo. Como líder, tenho experiência própria das dificuldades encontradas pelos escolhidos para conduzir o rebanho do Senhor Jesus Cristo, sendo assim a ideia de redigir um curso básico de formação para Líderes não foi decidida instantaneamente, mas, o Espírito Santo confirmou em meu espírito esta decisão, este objetivo, que não é somente meu, mas dele, pois está preocupado com os rumos que a igreja do Senhor Jesus está seguindo, demonstrando assim todo o seu amor para conosco. O curso básico de formação de Líderes não tem a pretensão de dotar o aluno de todos os conhecimentos possíveis e imagináveis, mas alicerçá-lo nos conhecimentos básicos, elementares e necessários para exercício destes cargos, de maneira consciente e responsável, glorificando o senhor Jesus Cristo nos céus. O Curso Básico de Formação de Líderes dará resultado satisfatório se forem tomadas as seguintes medidas: 1) A nomeação de um líder para dirigir o Centro de formação de Líderes da igreja, ou seja, esta pessoa será responsável pela formação dos Líderes e pelo atendimento a nível espiritual e material da liderança. Por exemplo, um líder pode estar passando por um período muito difícil em sua vida, não apenas espiritualmente, mas materialmente e estas circunstâncias influenciarão o seu rendimento na igreja e principalmente na condução do rebanho, sendo assim o Centro de Formação, sabendo da situação comunicará ao Pastor Presidente e juntos buscarão uma solução que venha a atender os anseios da igreja e do líder, trazendo paz e harmonia ao corpo de Cristo. 2) A Falta de Conhecimento sobre determinada questão pode influenciar no desenvolvimento da igreja. Por exemplo, se um membro possui um filho homossexual, como o líder o aconselhará se não possui conhecimento desse assunto.

Cabe, portanto, ao responsável pelo Centro de Formação estar atualizado e, se necessário, propor um curso sobre o assunto ou pesquisar a matéria e apresentá-la aos líderes para que adquiram aquele conhecimento. Outro exemplo, se uma pessoa lhe perguntasse se o aborto para salvar a vida de uma mãe é pecado ou não, como você responderia? 3) Organizar o período e a data da ministração do curso de formação para lideres que é composta de 10 aulas com exercício prático com os seguintes temas: a) O que é um Líder; b) Os cargos de liderança; c) Os deveres e a responsabilidade dos Líderes; d) O conhecimento dos Líderes sobre os seguintes temas: 1) Saiba como Deus pensa; 2) Ele tem uma missão em tua vida; 3) O Espírito Santo e a crucificação do “EU”; 4) Os problemas e as dificuldades, como enfrentá-los; 5) A oração vitoriosa. Volto a repetir, o curso básico de formação de Líderes não tem a pretensão de substituir os inúmeros cursos teológicos e sim fornecer os subsídios mínimos, necessários para que a igreja do Senhor Jesus Cristo, na pessoa do Espírito Santo, tenha uma liderança sábia, forte, unida pelo amor e em perfeita obediência caminhe, glorificando o Senhor Jesus e gozando do amor de Deus Pai.