Seja bem-vindo ao Centro Educacional de Estudos do Espírito Santo. Nesta apostila você aprenderá como obedecer á palavra de Deus, sentindo felicidade, satisfação e alegria. Dará o primeiro passo reconhecendo que Deus te ama e tem uma missão, um propósito Divino em tua vida, por isso ele lhe tirou das trevas para sua verdadeira luz. Mas, para cumprir a vontade divina, o inimigo tentará impedi-lo. Precisa aprender um pouco sobre o teu inimigo, os demônios. A seguir aprenderá que é um espírito, habita em um corpo e possui uma alma, precisando, portanto, reconhecer que a verdadeira satisfação espiritual, vem justamente em obedecer a Deus. Mas, existe uma situação que eu tenho observado em algumas igrejas. Muitos não conseguem obedecê-lo, por mais que conheçam a palavra. Analisando estes acontecimentos na bíblia em atos dos Apóstolos e no velho testamento, verifiquei que muitos não conseguem seguir a Jesus porque não estão libertos das influências satânicas, outros não se interessam pelo ensino bíblico e assim sucessivamente. Entretanto, continuei estudando e descobri que a maioria está procurando seguir a Jesus por seus próprios esforços (Eu). Desconhecem a 3º Pessoa da Trindade e a sua missão na sua vida. Não sabem que, do mesmo modo que não tinham poder para fazer o que era reto quando estavam em pecado, assim também, depois de nascer de novo, não tem poder em si mesmo para atingir a justiça e santidade. Quando você começa a crer que pode ser justo e santo por teu próprio esforço, será derrotado. Esta é a razão pela qual os nascidos de novo ainda caem nas garras do inimigo. Justamente porque insistem em continuar vivendo para si mesmos, ao invés de viverem para Deus. Enquanto permanecerem neste erro, continuarão cativos. Entretanto, quando a tua primeira prioridade é agradar a Deus em todas as coisas e fazer a sua vontade, cumprir a sua missão na terra, o Espírito Santo, te capacitará a produzir abundantemente o fruto da justiça e santidade. Enquanto passa por este processo, o egoísmo de depender de teu próprio esforço e viver para si mesmos é quebrado pouco a pouco.
Quando você depende do poder do Cristo ressurreto e vive para agradar e servi-lo, o Espírito de Santidade de Deus te enche com profunda graça de santidade, fazendo com que cresça espiritualmente diante de Deus. Não esqueça que é um espírito, habita em um corpo e possui uma alma. Deus vem até você através do Espírito Santo, e pela atuação de sua graça, o próprio Deus te liberta da lei do pecado e da morte e te capacita a aceitar a sua lei. Deus não só te dá á lei, mas te reveste de poder divino para que possa guardá-la por intermédio da presença do Espírito Santo em você. Aí está o segredo. Somente o Espírito Santo poderá te desenvolver a semelhança de Cristo, pois o texto de (João 14 v 26) diz: “O Espírito Santo te ensinará todas as coisas”. Em outras palavras, te ensinará a praticar a palavra de Deus pelo seu poder, agradando a Deus Pai e Deus filho. Os ensinamentos ministrados pelo Espírito Santo te levarão ao ponto básico de tudo que deve ser aprendido. O Espírito Santo te ensina a seguir a Cristo. Ele te capacita a servir ao Senhor do céu e da terra. Dá direção para fazer aquilo que agrada o Pai Celeste. Esta deve ser a tua mais alta prioridade, nisto consiste o verdadeiro valor da dádiva da vida. É fazendo a vontade do Pai que você encontra a tua verdadeira identidade, fé eterna, esperança e amor. Os ensinos espirituais do Espírito Santo progridem de forma natural em todos os campos da vontade humana, dos sentimentos e da inteligência. Através de tua vontade e emoções, o Espírito te dirigi para ser semelhante a Cristo. Mediante o teu intelecto, o leva a compreender os sentidos mais profundos da palavra de Deus. O Espírito Santo te ensina através dos problemas e experiências do dia a dia, mediante a palavra; e finalmente com revelações especificas para te disciplinar. Os Apóstolos assimilaram as verdades e aplicando-as, no crescimento de suas próprias vidas, tornaram-se obedientes com a ajuda do Espírito Santo, prosperando em todas as situações. Compreenda que as provações e tribulações tem como objetivo te aperfeiçoar, manter firme, dentro da palavra de Deus e não te destruir. Os habitantes do Jardim do Éden eram felizes.
Tudo prosperava, mas quando a desobediência penetrou em seu meio, eles já não buscavam os interesses divinos (Deus), mas os seus próprios interesses (Eu). Assim não puderam subsistir e foram expulsos. Na igreja primitiva todos tinham o mesmo objetivo: obedecer à palavra de Deus, reconhecer a grandeza do Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador das suas vidas e a contínua presença do Espírito Santo. Você nunca se comunicará com o Espírito santo se não compreender o seu objetivo no mundo e em tua vida. Se quiser ser guiado por Deus, de forma maravilhosa, não deve apenas crer em Jesus e receber a remissão de pecados, deve também permitir que o Espírito Santo corte fora, definitivamente, as raízes de orgulho para que você o obedeça e cumpra a tua missão na terra. Permitir que ele fosse livre para agir através de você com a finalidade de agradar a Cristo e não a você mesmo. Tudo para o propósito de Deus e não para o teu. Não havendo drástica transformação, a liderança maravilhosa que o Espírito Santo pode proporcionar em todas as áreas de tua vida, só se dará ocasionalmente.